Gerir a Mudança significa encontrar a aptidão para a mudança em cada um de nós
Não são raros os casos de Organizações que, numa orgulhosa incapacidade de gerir a mudança, acabaram por colapsar, em oposição a Companhias que lutaram, previram e reagiram habilmente às mudanças nas condições de mercado.
Reconhecer a Mudança representa uma séria dificuldade
Para alcançarmos o sucesso nos atuais mercados, deveremos, antes de mais, aceitar a inevitabilidade da mudança. Só após esta aceitação é que seremos capazes de reconhecer os sintomas de uma falha na gestão da mudança, incluindo:
-
Confusão generalizada acerca das novas direções, prioridades ou objetivos
-
Saudade generalizada dos “bons tempos” do passado
-
Incapacidade, por parte dos líderes, em lidar com novas exigências
-
Fraco alinhamento interno
-
Clientes insatisfeitos e vendas mediocres
Gerir a Mudança ativando a capacidade de Mudança
“Gerir a mudança” continua a ser uma expressão ilusória, já que parece sugerir que um líder, por si só, é capaz de controlar os eventos. De facto, não é possível uma mudança acontecer sem o apoio dos colaboradores. Ainda assim, os líderes desempenham um papel central – desde que possuam o conhecimento e competências certas – ao ativar a capacidade de mudança em todos os colaboradores, mesmo naqueles que aguardam ou anseiam pelo fracasso.
Para ativar a capacidade de mudança, os líderes ajudam os colaboradores a serem coproprietários das constantes e sobrepostas mudanças da moderna vida empresarial. Especificamente, os líderes:
-
Expandem a conscientização da realidade empresarial nos seus colaboradores
-
Destacam os benefícios e sucessos da mudança em curso
-
Embarcam na necessária experimentação
-
Encorajam o envolvimento de cada colaborador
Quando os líderes contribuem, também os colaboradores fazem a sua parte, ao aprenderem sobre a mudança, envolverem-se ativamente e manterem-se firmes perante colegas céticos e detratores. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.