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Bem-estar no Trabalho

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O tema do Bem-estar no trabalho tornou-se uma moda nos últimos anos, sendo referenciado por muitos, desde bloguers, a profissionais de RH e até a novos departamentos recentemente criados para o efeito. O bem-estar é algo muito importante a considerar, uma vez que facilmente o stress e a negatividade se apoderam das pessoas, mas existem maneiras diferentes de abordar este assunto, especialmente no local de trabalho.

No trabalho, é onde a maioria das pessoas passa a maior parte do seu tempo (acordado) do dia. Portanto, garantir que estamos confortáveis e não enfrentamos quantidades descontroladas de pressão é essencial. Muitas empresas reconhecem agora que funcionários felizes são funcionários produtivos; Pensa-se então numa redução das horas de trabalho, introdução de horários flexíveis e alguns até em adotar semanas de trabalho de quatro dias! Embora estas iniciativas se tenham mostrado benéficas em muitos casos, elas parecem concentrar-se apenas nos sintomas da pressão no local de trabalho e não nas suas causas subjacentes.

Entender as causas do stress e infelicidade dos funcionários é o primeiro passo para o bem-estar no local de trabalho, embora seja por vezes um pensamento desconfortável para os empregadores, pois a existência dos problemas poderá estar na base da missão da empresa.
Diz-se que uma pequena quantidade de pressão até é estimulante, impulsiona as pessoas a terem sucesso e a fazer o seu melhor - na verdade, os colaboradores com elevado desempenho costumam apontar a pressão como um fator que contribuiu e foi até catalisador do seu sucesso - mas muita tem o efeito oposto. Pense nos vendedores como exemplo; compreendem os valores centrais da empresa e esses valores são facilmente apresentados a novos clientes? Eles têm as ferramentas para fazer o seu trabalho com sucesso? Os objetivos são realistas? É possível fazer o seu trabalho sem recorrer a horas extras?

Esses problemas podem originar colaboradores stressados, sobrecarregados - e em muitos casos não muito produtivos. Programas como yoga à hora do almoço ou mindfulness antes do trabalho podem aliviar os sintomas do stress, mas raramente chegam ao cerne do problema. Comunicação, liderança positiva e trabalho em equipa são os fundamentos necessários para identificar pontos de pressão que afetam o bem-estar dos colaboradores, para começar então a poder alterar os padrões negativos.

Obviamente, não é possível remover toda a pressão do local de trabalho, e essa pressão só é útil para o desempenho quando as pessoas têm recursos suficientes para lidar com ela corretamente. Portanto, equipar os colaboradores com as capacidades mentais para obter o melhor desempenho, lidando com a pressão, é extremamente eficaz.

Simplificando, bem-estar no local de trabalho é um grande investimento para as empresas. Garantir a saúde e a felicidade dos funcionários leva a taxas de retenção mais altas, maior produtividade e a um ambiente motivador, propício ao desenvolvimento e à inovação. Ignorar as causas ou fontes de pressão, por outro lado, empurra o problema para a frente e impede que ele seja resolvido de forma eficaz, o que pode prejudicar o sucesso geral e a rentabilidade de um negócio na sua totalidade.

As pessoas são mesmo o bem mais valioso das empresas!