Desempenho sob Pressão

Para ver a versão de impressão, Clique aqui.

Uma das caraterísticas mais observadas em Lideres experientes e competentes é a sua habilidade em priorizar no que se focar e quando. O VALOR desta competência é verdadeiramente amplificado em alturas de grande pressão.

A predominante crise Covid criou um ambiente cheio de pressão e ansiedade que pode levar a comportamentos irracionais e sentimentos ou momentos desesperantes. Globalmente, neste contexto, as empresas estão a atuar aparentemente de forma razoável, embora algumas vezes tenham tomado medidas verdadeiramente draconianas, que levaram a empregados isolados e desligados afetando o seu padrão de vida habitual e o seu dia-a-dia normal a nível familiar e profissional.

Esta é uma receita que no mínimo leva a uma desconexão temporária do propósito e das tarefas e papéis das pessoas nas suas funções. Mas no pior cenário isto pode transformar-se numa espiral individual resultante numa redução drástica na performance e ainda num desastre a nível dos negócios.

O que pode ser feito, e quem pode fazê-lo?
Este é o momento para os Lideres na sua equipa avançarem e não necessariamente apenas aqueles que têm “Líder” no titulo da função. “Estar em funções” e manter as tarefas e atividades, face a tal situação critica não é suficiente para assegurar que a performance individual e da equipa continua. O Foco deliberado em prioridades especificas e tarefas é necessário.

O papel dos lideres neste contexto começa por determinar o que priorizar e levar os outros a fazer o mesmo.

O nº mágico é o 3 - e há 3 sugestões que para já, podem ajudar:

1. Decisões à volta da priorização são ajudadas por dar um passo atrás, mental e por vezes físico, para permitir o Pensamento claro necessário para ver através da névoa. Recuar e ver a imagem maior é uma competência mental que pode ser treinada, e desenvolvida por nós.

2. O cérebro humano lida com 3 situações melhor do que lida com 10, assim construir o seu próprio plano de prioridades que define 3 áreas prioritárias especificas de Foco ajuda em momentos ditos normais, e é altamente valioso em momentos de grande pressão e de sobrecarga acrescida.

3. Uma vez clarificadas as áreas prioritárias, é vital dirigir a sua atenção para tarefas especificas e significativas. Isto pode ser determinado estudando uma área prioritária e selecionando uma competência chave, conhecimento valioso ou processo, ou ainda um mind-set critico que vai fazer avançar essa área de foco.

Estes são os 3 primeiros passos para Liderar e levar os outros a recuperar o sentido do controlo e foco da atenção em tarefas chave para a performance, mesmo quando parece que tudo à nossa volta está em plena atividade e ebulição.

Desenvolvemos soluções para Ajudar Pessoas a Melhorar o Seu Desempenho Sob Pressão. Fale connosco!


Subscreva a nossa newsletter

Se quer ter acesso a todos os conteúdos em primeira mão, subscreva a nossa newsletter.
© Todos os direitos reservados.
Powered by [dp]Soluções