
Um dos objetivos mais importantes para qualquer negócio é expandir a sua base de clientes leais. É necessário um significativo investimento financeiro para adquirir novos clientes, por isso faz mais sentido desenvolver e nutrir aqueles que já tem.
Então, como pode criar uma base de clientes leais no ambiente de negócios de hoje, onde a tecnologia pode mudar o jogo num breve instante e fidelidade à marca já não significa tanto como antes?
O que queremos dizer:
Não há muito tempo, os consumidores compravam marcas mais do que produtos. Vamos dar a indústria automobilística como um exemplo. Nos anos 60 e 70, os consumidores normalmente estavam leais a uma marca de automóveis, por isso, se o seu primeiro carro fosse um Ford, provavelmente ira guiar um Ford por décadas. O mesmo vale para a Peugeot, Renault, Mercedes, etc. Os hábitos de compra das pessoas mudavam mais lentamente, e não havia muitas opções disponíveis.
Os consumidores de hoje têm mais opções do que nunca, e estão mais bem informados sobre os produtos e serviços, graças à tecnologia que coloca a informação na ponta dos seus dedos. Eles também podem obter comentários e opiniões imediatos de tudo através das redes sociais.
Neste ambiente, como os mantemos fiéis à marca?
Para fazer com que os clientes continuem a voltar, dê atenção ao que realmente querem e esperam:
4 coisas simples. Domine-as e criará clientes fiéis.
1. Respeito:
Esta é a capacidade de demonstrar atenção cuidadosa e individual para com os clientes. Os clientes querem que os reconheça calmamente e educadamente, e querem ser tratados com respeito. Eles não querem somente que responda às suas necessidades, eles querem sentir que foi um prazer fornecer-lhes um excelente serviço.
2. Simplicidade:
Os clientes querem que tenha a capacidade de reconhecer e gerir as situações, questões e atividades que acontecem “nos bastidores” e por vezes invisíveis. Os clientes querem tirar o máximo proveito de toda a gama de serviços que sua empresa tem para oferecer, tal como não querem perder tempo a falar com outras pessoas desnecessariamente ou preocupar-se com os detalhes do serviço. Noutras palavras, eles
esperam que coordene todas as atividades relacionadas com o serviço em seu nome, para que eles não tenham de se preocupar com isso.
3. Soluções:
Os clientes esperam que se esforce para resolver ou ajudar a resolver os seus problemas internos de serviço. Quando fornece uma abordagem flexível para o serviço, os seus clientes ganham e estarão mais propensos a voltar. Eles esperam que conheça e lide com as suas necessidades com rapidez e eficácia.
4. Responsabilidade:
Fornecer o que é prometido. O cliente espera que seja confiável e preciso. Os clientes querem sentir que os seus fornecedores são competentes e que entregarão o prometido. Mais importante, eles querem as coisas resolvidas à primeira. Caso surjam problemas, eles querem que sejam resolvidos completamente e rapidamente.