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O Arranque da Atividade de Vendas

Devemos pensar como foi o nosso desempenho e a cooperação da estrutura e colaboração dos colegas, como nos saímos e porque não fizemos melhor, quais foram os nossos melhores sucessos e as nossas melhores respostas a desafios, quais são os pontos-chave que podemos melhorar individualmente e a que aspetos devemos estar atentos, para podermos criar uma cadeia forte de valores, assente numa estrutura ágil, interessada e coesa.

A atividade de vendas é o “Gerador” da empresa, daqui vem a energia para progredir e conquistar mercados e clientes, e assim responder às necessidades destes tal como assegurar o seu propósito saudável, os Resultados que justificam a razão de ser e a atividade da mesma, e a missão desta no seu mercado.

Naturalmente que a atividade de vendas segue a sua estratégia, desenhada e ajustada anualmente (ou bianualmente) na empresa, com objetivos comerciais bem-adaptados à mesma, e daqui podem advir novos procedimentos, ou até novas ferramentas para os comerciais desenvolverem a sua atividade individual.

O sucesso da implementação da estratégia e boas práticas depende da forma como as chefias respetivas estimulam, valorizam e impulsionam as equipas, reconhecendo o trabalho e assegurando uma estrutura capaz de se adaptar às mudanças esperadas e inesperadas, e ainda assim, aumentar a sua capacidade de trabalho - produtividade, responsabilidade, flexibilidade, capacidade de inovação e criatividade, assim como o raciocínio e IE para a resolução de problemas e imprevistos.

Na fase de arranque, quaisquer novos procedimentos a ser implementados, devem ter sido testados, validados e preferencialmente, fruto de conhecimento do negócio e da experiência anterior, ou de benchmarking, onde os casos de sucesso podem dar origem a linhas orientadoras, para este processo. Mas também devem ter assegurada uma estrutura forte de apoio preparada dentro da empresa, com todos os pares, para que tudo funcione conformemente.
E assim novos procedimentos/políticas podem ser implementadas, explicadas e apresentadas junto das Pessoas, que poderão adotá-los, aos procedimentos, e fazer deles boas-práticas.

Os antigos hábitos advêm da prática-comum, podem ser “vícios” a eliminar, ou até atitudes a manter.
É o conhecimento da atividade de Vendas, o entendimento do Mercado e da própria estrutura da Empresa, que possibilita fazer dos novos procedimentos boas práticas a manter.
Novos procedimentos implicam novos processos, formas de fazer, planos de ação, integração de sistemas de apoio, CRM, ERP´s, etc, gestão mais eficaz do tempo e investimento, e eficiência das pessoas e melhor desempenho. Uma estrutura ágil e flexível com profissionais com competências individuais e empenhados, possibilitam o arranque da atividade de vendas em força, com as prioridades certas neste início de ano.

Ana Rita