Skip to main content

12 Mandamentos

Gerir bem, com uma boa Liderança tem tudo a ver com inspirar os outros a acreditar - em si mesmos, na organização, no que é possível - e depois traduzir essa crença em realidade. É necessário esquecer todas as qualidades elogiadas e admiráveis que o ajudaram a chegar aqui, e mudar o foco para os outros. Isto é fácil de intelectualizar, mas difícil de concretizar. Felizmente, há um enquadramento a seguir ao longo da sua carreira de gestão e liderança.

1. Propósito
Marca o parâmetro do quê e do porquê da Organização. O propósito marca e define o caminho das várias organizações, através do trabalho diário e das ações das pessoas e das decisões tomadas todos os dias. Com um propósito claro e bem definido, é mais provável que todos ajam em consonância e concertados com a missão e objetivos da organização.  Sem propósito, indivíduos e equipas podem facilmente descarrilar.

2. Estratégia
É o plano de ação para realizar e pôr em prática o propósito, o como e mais subtilmente, o quando. A estratégia é proposta e definitiva, mas é igualmente flexível e adaptável, respondendo a um ambiente em constante mudança. Começa com os resultados de hoje e desenha e define o caminho para o futuro.

3. Pessoas
O verdadeiro elemento essencial é que as pessoas adotem o propósito e executem a estratégia!
Em vez de ser uma coleção de bons profissionais, uma equipa deve ser um mosaico de talentos e competências, que se complementam e levam a organização adiante.

4. Medida
O que é considerado trabalho útil? Medir e monitorizar o progresso e o que está a ser realizado, irá levá-lo mais adiante e em direção à ação. O Feddback direto da sua equipa e clientes, irá ajudá-lo a identificar aquilo em que a organização é bem-sucedida e a detetar aquilo que está a impedir o atingir dos objetivos. Os Resultados são muito importantes.

5. Empoderamento
Delegar oportunidades e não apenas tarefas. Uma meta da liderança não é dizer às pessoas o que fazer, mas sim dizer-lhe o que pensa sobre isso. Treine e equipe outros, e depois saia do seu caminho.

6. Recompensa
É mais do que compensação, é uma celebração. Reconheça o percurso e o caminho, não apenas os resultados finais. Quando as pessoas se sentem apreciadas, farão mais, porque no fundo, as pessoas querem reconhecer que fazem parte de algo maior do que elas próprias. Querem ser vistas, valorizadas e amadas.

7. Antecipação
Crie uma visão do futuro que outros ainda não conseguem ver. Não é só imaginação. Antecipação é sempre baseada na realidade de hoje, identificando as tendências atuais e gatilhos, e depois extrapolando o seu significado para o presente e futuro.  Embora se possa esperar e prever, não se pode adivinhar.

8. Navegação
É o decorrer da ação em tempo real. Permite ver claramente novas oportunidades, tomar ações corretivas, honestamente admitir e corrigir erros, e coragem para tomar decisões em tempo real.
Enquanto navega, a estratégia não é um exercício anual, é constantemente e cuidadosamente pensada ao longo do tempo.

9. Comunicação
Não transmita apenas informação, ligue-se emocionalmente com outros e inspire. A comunicação é crítica para construir, alinhar as pessoas e executar a estratégia. É a “autoestrada” de informação dos líderes, e flui nas duas direções. A comunicação é útil nos tempos bons e imperativa nos tempos mais desafiantes.

10. Escutar
Escutar não é só ouvir as palavras, é também prestar atenção a deixas não verbais para perceber como a pessoa se sente e naquilo em que pode estar a pensar. Escutar é o seu “sistema” de monitorização para descobrir o que realmente se passa, e que necessita de intervenção ou diligências práticas.

11. Aprender
Seja um curioso insaciável e desenvolva uma paixão ao longo da vida por aprender. Quanto mais aprender, mais pode evoluir – e irá também levar a organização consigo.

12. Liderar
Precisa de ser um por todos, a toda a hora. Como gestor, não pode ter um “dia cinzento” porque o seu estado de espírito será interpretado por todos à sua volta. (“Se o chefe está preocupado, deveremos todos estar preocupados?”). Modele a atitude e comportamentos que quer ver nos outros.