Skip to main content

Avaliações numa Outra Perspetiva

Nesta altura do ano por vezes falamos das avaliações de desempenho, que defendemos devem ser feitas em várias alturas e não somente no final do ano.
Uma das boas alturas é o meio do ano, mas desta feita falaremos de uma outra perspetiva, ou seja, do lado do avaliado.

Assim, provavelmente irá fazer uma breve autoavaliação dos seus objetivos - o que conseguiu até agora e o que espera alcançar até final do ano.
Uma análise a meio do ano também lhe oferece a oportunidade de fazer perguntas à sua chefia que poderão ajudar a aprofundar o que precisa fazer para alcançar os seus objetivos.

Mas, que perguntas poderá fazer à sua Chefia? Eis alguns exemplos:

Que posso fazer para que tenha uma maior visibilidade do meu desempenho?
Com muitos colaboradores a continuarem a trabalhar remotamente, pelo menos uma parte do tempo, os gestores muitas vezes não conseguem ver o que os seus colaboradores diretos estão a fazer no dia-a-dia. Se está a trabalhar remotamente ou num horário híbrido, deve perguntar-lhe como pode proporcionar melhores oportunidades para que possam observar o seu trabalho.

O que estou a fazer que gostaria de ver mais ou mesmo menos?
Em vez de perguntar à sua chefia quais são os seus pontos fortes e fracos, sugerimos "O que devo fazer mais?" (para saber onde está a ter um impacto positivo) e "Em que me estou a concentrar demasiado?" (para saber onde pode melhorar). "As respostas vão ajudá-lo a decidir onde colocar a sua energia nos próximos seis meses”.

Os meus objetivos ainda estão alinhados com os objetivos de negócio da empresa?
A maioria dos colaboradores estabelece metas no final de dezembro ou início de janeiro. Mas até junho, alguns desses objetivos podem já não ser relevantes.
Por vezes, um objetivo definido há um ano ou dois torna-se inatingível - não por causa das nossas capacidades, mas por causa de limitações que estão fora do nosso controlo.
Às vezes é simplesmente porque a organização já não valoriza esse objetivo em particular.
Em vez de desperdiçar energia a travar uma batalha difícil, recomendamos que pergunte: "Que coisas não posso controlar e que preciso aceitar?" A resposta pode levá-lo a atualizar o seu objetivo.

O que não estou a fazer bem o suficiente?
Estou pronto para melhorar, e quero mesmo aprender, por isso, diga-me três áreas em que me devo concentrar para passar para o próximo nível.
Obtenha uma noção clara da sua chefia para saber se cumprir os seus objetivos será o suficiente para passar para o próximo nível, ou se é necessário algo adicional.