
Líderes não nascem Líderes, Desenvolvem-se!
Ser líder é difícil. O Líder é que tem de... lidar com os conflitos... gerir o desempenho... implementar a mudança... lidar com cada membro da equipa adequadamente... ser 'a empresa' para a sua equipa... manter a sua própria motivação... etc. A boa notícia é que os grandes líderes não nascem grandes; tornam-se grandes.
A má liderança equivale a um mau desempenho. Portanto, se a capacidade de liderança na sua organização for baixa, a sua concorrência estará em grande vantagem e até poderá “roubar” os seus melhores ativos.
No entanto, é provável que o melhor que poderá fazer é começar com o desejo de ser o melhor líder que pode ser. Siga motivado, procure feedback e suporte, corra riscos, aproveite as oportunidades para aprender, reveja os seus sucessos. Repita o ciclo...
A verdade é que um grande líder é medido por um critério – Desempenho da Equipa.
E trabalhando com tantos líderes em vários tipos de negócio, podemos dizer-lhe os quatro aspetos da liderança que farão a diferença para a sua equipa.
Grandes líderes:
- Criam um grande ambiente onde trabalhar
- Não têm um estilo de liderança; Têm vários
- Sabem quando usar apropriadamente os vários estilos de liderança
- Sabem exatamente qual é o seu papel na equipa
Algumas pessoas começam com medo do fracasso. E o medo é real. Um líder tem mais impacto no desempenho da equipa do que em qualquer outro fator.
Tornar-se um grande líder não acontece de um dia para o outro. É um processo continuado, de futuro.
O feedback sobre o seu comportamento de liderança e impacto pode acelerar o processo e ajudá-lo a concentrar os seus esforços.
E vale a pena. Liderança é servir, para trazer o melhor dos outros.
Trata-se de entregar muito mais do que se pode entregar como individuo isolado. Trata-se de fazer a diferença.
Em breve, continuaremos neste tema, partilhando a nossa opinião sobre 6 pontos críticos que farão a sua equipa dar o seu melhor.