Skip to main content

Dicas para Gestão de Equipas Funcionais

Gerir uma equipa e garantir que todos estão sempre satisfeitos é uma tarefa quase impossível. Por um lado, não é fácil agradar a todos, por outro a exigência do trabalho, termos e prazos fazem com que manter as pessoas motivadas pareça um grande desafio.
É sabido que não haver recursos suficientes, ou ter que responder a um volume acrescido de trabalho, ou a uma oscilação inesperada da procura por parte do mercado e dos clientes, aumenta o grau de exigência sobre as equipas e as pessoas.
O segredo para gerir equipas funcionais é dar-lhes autonomia, reforçar a responsabilidade e a confiança e acreditar nas pessoas. Para evitar colaboradores insatisfeitos faça-os sentir-se reconhecidos e apreciados.

Se os colaboradores sentirem que a empresa confia, tem expectativas e investe neles, ficarão mais empenhados e motivados para retribuir.

É da responsabilidade da empresa fazer com que os seus funcionários sintam que o seu trabalho é de valor, vale a pena e que vale mais do que um salário ao fim do mês.

Invista nos salários
Muitos são os estudos que revelam que um salário desadequado é a principal razão para colaboradores insatisfeitos, e consequentemente, desmotivados e com fraco sentido de missão e entrega. Quando as pessoas sentem que estão a receber aquilo que merecem, tornam-se mais produtivas e tendem a permanecer durante mais tempo na empresa.
Procure ser o mais justo possível no que diz respeito à compensação financeira da sua equipa. Se tiver possibilidade, ofereça um salário superior à concorrência – será benéfico para todos. Claro que para também ser justo para a empresa, os salários devem ser proporcionais à experiência, competências e habilitações de cada um.

Desenvolvam competências, treinem e partilhem experiências
Tente organizar momentos em equipa de aprendizagem, formação, treino ou de descontração que promovam um melhor relacionamento entre todos.
Junte toda a equipa e realize atividades em grupo, esta é uma ótima forma para aprenderem mais em conjunto, partilharem experiências, ter um dia diferente, mais dinâmico e, consequentemente, os colaboradores sentir-se-ão mais motivados, aptos, envolvidos, energizados e produtivos.

Proporcione boas condições de trabalho
Uma causa crescente de descontentamento no trabalho está ligada ao fator físico, às dores nas costas, etc. Estas estão, geralmente, associadas à iluminação, temperatura, ruido, ergonomia, posição na secretária do trabalho.
Se for possível, crie postos de trabalho adequados à função de cada um, tendo em conta as suas necessidades especificas e particulares ao seu bem-estar no ambiente de trabalho. Melhorará assim, simultaneamente a produtividade dos colaboradores e os custos de saúde. Certifique-se que as cadeiras são confortáveis e com apoio lombar.

Considere o teletrabalho
Dar autonomia às equipas e independência na gestão das suas tarefas do dia-a-dia, responsabiliza as pessoas, motiva o empenho e atribui-lhes confiança, e por vezes reduz a incerteza da sua disponibilidade momentânea e os tempos mortos no trânsito. Tem demasiados colaboradores que ligam a avisar que estão doentes? Ou presos no trânsito?
Sempre que for possível, permitir que trabalhem de casa é uma ótima maneira de aumentar a produtividade. Assim, em vez de perderem dias de trabalho, os colaboradores conseguem gerir melhor o seu tempo. Há estudos realizados que demonstram que funcionários com esta possibilidade estão mais satisfeitos com o seu trabalho do que os que se deslocam ao escritório todos os dias.

Considere horários flexíveis
Outra maneira de beneficiar os colaboradores e mantê-los motivados é permitir que, por exemplo e sempre que possível, trabalhem uma hora extra todos os dias e saírem mais cedo à sexta-feira. Com isto, vai permitir que os colaboradores consigam um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Bom trabalho!
Rita Gaspar