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Essências na Liderança

Ser um bom líder tem tudo a ver com inspirar os outros a acreditarem – em si mesmos, na organização, no que é possível – e depois traduzir essa crença em realidade. Precisa de esquecer todas as qualidades elogiadas e impressionantes que o ajudaram a chegar até aqui e mudar o seu foco para os outros. Fácil de intelectualizar, mas difícil de concretizar.
Deixamos 12 pontos a ter em atenção.

Propósito
Engloba o quê e o porquê da organização. O propósito promove o alinhamento com as inúmeras ações que acontecem todos os dias. Com propósito, as pessoas estão mais propensas a agir em conjunto com a missão e os objetivos da organização. Sem propósito, indivíduos e equipas podem facilmente ficar desalinhados e perder o foco.

Estratégia
É o que permite desenhar o plano para realizar o propósito - o como e o quando. A estratégia é propositada e definitiva, mas também flexível e adaptável, respondendo ao ambiente em constante mudança. Começa com os resultados presentes e traça o caminho para o futuro.

Pessoas
O elemento verdadeiramente essencial são as pessoas que abraçarão o propósito e executarão a estratégia. Em vez de ser simplesmente uma coleção de estrelas, uma equipa deve ser um mosaico de talentos e capacidades que trabalhando juntos, se complementam e levam a organização para a frente.

Medir
O que funciona e o que não funciona? Medir e monitorizar o progresso que está a ser feito irá levá-lo adiante, para a ação. O feedback direto da sua equipa e dos clientes ajudá-lo-á a identificar onde a organização é bem-sucedida e onde está a falhar.

Capacitar
Delegue oportunidades, não apenas tarefas. Um objetivo da liderança não é dizer às pessoas o que fazer, mas sim dizer-lhes como pensar. Habilite e equipe os outros e, em seguida, saia do seu caminho.

Recompensar
É mais do que uma compensação - é uma celebração. Reconheça as etapas intermédias, não apenas os resultados finais. Quando as pessoas se sentem valorizadas, vão fazer mais, porque, no fundo, querem sentir que pertencem a algo que é maior do que elas próprias. Querem ser vistas, valorizadas e amadas.

Antecipar
Criar uma visão do futuro que os outros ainda não conseguem ver. E não é apenas imaginação. A antecipação está sempre alicerçada na realidade de hoje, identificando as tendências e gatilhos atuais e extrapolando o seu significado para o presente e o futuro. Ao olhar mais além, pode esperar e prever, mas não adivinha.

Dirigir
Isto é corrigir o rumo em tempo real. Dirigir exige clareza para ver oportunidades emergentes, honestidade para admitir erros e coragem para tomar decisões em tempo real em direção a um novo caminho a seguir. Quando dirige, a estratégia não é um exercício somente anual - é pensada e contínua.

Comunicar
Não transmita apenas informações - conecte-se emocionalmente com os outros e inspire. A comunicação é fundamental para construir alinhamento e executar a estratégia. É a "autoestrada da informação" do líder e flui em ambos os sentidos. A comunicação é importante nos bons momentos e imperativa nos desafiantes.

Escutar
Escutar não é apenas ouvir as palavras; É também prestar atenção a pistas não verbais para ver como a pessoa se sente e o que ela pode estar a pensar. Escutar é o seu sistema para descobrir o que realmente está a acontecer e é necessário prática para o fazer bem.

Saiba mais
Seja insaciavelmente curioso e envolva-se numa paixão ao longo da vida pela aprendizagem. Quanto mais aprender, mais vai melhorar – juntamente com a organização.

Inspirar
Como líder, "não pode ter um dia cinzento", porque o seu humor será interpretado por todos ao seu redor. (Se o chefe está preocupado, devemos também estar preocupados?) Modele a atitude e os comportamentos que quer ver nos outros.