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Tempo é Tudo no Feedback

Para o feedback, o tempo é tudo.

Ajustar a sua perspetiva sobre o feedback e reconhecer qual a janela temporal mais eficaz é um passo crucial para que o seu feedback seja ouvido.

No local de trabalho, o feedback oferece uma perspetiva diferente - uma visão de como melhorar os resultados e efetuar mudanças. Uma forma de informar um colaborador direto ou um colega sobre o seu desempenho. Por muito simples que pareça, o feedback pode ser difícil de dar e difícil de ouvir. Saber o momento certo pode fazer uma grande diferença, mas, infelizmente, a maioria das pessoas não o consegue.

Há duas opções simples: no momento, ou esperar.

As pessoas tendem a optar pelo momento que consideram mais confortável, em vez de considerarem o que a situação precisa. As pessoas “no momento” preferem atacar o problema de frente e obter feedback.

As pessoas que esperam não gostam de potenciais conflitos e atrasos. Ambos os estilos têm o seu lugar, mas a resposta adequada depende da circunstância, não do seu estilo preferido. Ajustar a sua mentalidade para reconhecer qual o período de tempo mais eficaz é um passo crucial para que o seu feedback seja ouvido.

Eis os melhores casos para utilizar o feedback “no momento”:

É relevante neste momento:
Um problema que está a acontecer em tempo real e precisa de ser corrigido. Por exemplo, o seu colega está a falar demasiado depressa durante uma apresentação a um cliente. No próximo intervalo, dê-lhe feedback para que possa fazer uma correção imediata e melhorar a sua apresentação.

A urgência é necessária:
Surgiu um problema e é necessário efetuar um ajuste para que o problema não continue - ou piore. Por exemplo, se o progresso de alguém num projeto for demasiado lento, dê feedback e investigue como resolver o problema. Esperar para dar feedback pode potencialmente aprofundar o problema, ao passo que abordá-lo de imediato pode ajudar a pessoa a fazer os ajustes necessários.

As emoções estão envolvidas:
Para estimular a ação, por vezes é bom dar feedback às pessoas quando estas estão emocionalmente ligadas à questão. Por exemplo, é vital informar alguém se um grande erro acabou de acontecer e precisa de ser corrigido em tempo real. Embora a pessoa possa estar a sentir-se sensível ao problema, é necessário abordá-lo agora e responsabilizá-la. Esperar que a pessoa se acalme pode fazer com que ela volte atrás na sua opinião sobre a situação, o que pode impedi-la de reconhecer que está a causar o problema e que precisa de o corrigir.

O feedback no momento nem sempre é adequado. Por vezes, é melhor dar e ouvir o feedback depois de termos esperado...

Que as pessoas estejam preparadas:
Se as emoções estiverem ao rubro, é melhor esperar que a pessoa se acalme e esteja pronta para ouvir um feedback.

Para que as pessoas estejam preparadas:
Se as emoções estiverem ao rubro, é melhor esperar que a pessoa se acalme e esteja pronta para ouvir outra perspetiva. Não lhes dê demasiado tempo, apenas o suficiente para que estejam mais equilibradas.

Para que esteja preparado:
Por vezes, precisa de tempo para organizar os seus próprios pensamentos e recompor-se emocionalmente. Se der um feedback no momento, este pode não ser exato ou claro. Precisa de tempo para pensar em tudo, responsabilizar-se pela sua parte no problema e compor a linguagem e as ideias da sua resposta.

Para que o momento seja o correto:
Por vezes, é necessário esperar por uma altura melhor. Não apenas para adiar, mas para que a questão surja novamente, para que a possa captar nesse momento. Esta é uma estratégia situacional e não se aplica a tópicos urgentes que necessitem de uma correção imediata.

Para obter mais informações:
Por vezes, é necessário fazer mais investigação ou falar com mais pessoas. Uma solução concebida demasiado depressa pode não resolver realmente o problema, ao passo que se dedicar algum tempo a compreender as questões ajudá-lo-á a dar um feedback abrangente e justo que será ouvido.

De facto, nada disto é fácil. Para a maioria de nós, dar feedback será uma viagem contínua. Mas é uma jornada importante. Escolha o momento ideal - e isso fará toda a diferença.

Artigo originalmente criado pelo nosso parceiro Korn Ferry.