Skip to main content

Tempo para Liderar

O Mundo dos Negócios está em Plena Atividade, tal como o resto do mundo.

Uma das caraterísticas mais observadas em Líderes experientes e competentes é a sua capacidade em priorizar no que se focar e quando. O VALOR desta competência é verdadeiramente amplificado em alturas de grande pressão. 
Viver em ambientes cheios de pressão e ansiedade pode levar a comportamentos irracionais e sentimentos ou momentos desesperantes.  
Globalmente, neste contexto, as empresas estão a atuar aparentemente de forma razoável, embora algumas vezes tenham tomado medidas verdadeiramente draconianas, que levaram a empregados isolados e desligados afetando o seu padrão de vida habitual e o seu dia-a-dia normal a nível familiar e profissional.

Esta é uma receita que no mínimo leva a uma desconexão temporária do propósito e das tarefas e papéis das pessoas nas suas funções. Mas no pior cenário isto pode transformar-se numa espiral individual resultante numa redução drástica da performance e ainda num desastre a nível dos negócios. 

O que pode ser feito, e quem pode fazê-lo?
Este é o momento para os Líderes na sua equipa avançarem e não necessariamente apenas aqueles que têm “Leader” no título da função. 
As pessoas podem escolher ver através de uma ansiedade avassaladora, ou dirigir as suas preocupações conforme uma situação que está firmemente na posição do não posso controlar.
Esta combinação de força mental e resiliência está perfeitamente definida na nossa estrutura Gazing e linha de trabalho Basilaris, para o desenvolvimento de competências para o desempenho sob pressão. Mas “estar em funções” e manter as tarefas e atividades, face a tal situação critica não é suficiente para assegurar que a performance individual e da equipa continue. O Foco deliberado em prioridades especificas e tarefas é necessário.
O papel dos líderes neste contexto começa por determinar o que priorizar e levar os outros a fazer o mesmo. 

O nº mágico é o 3 - e há 3 sugestões que, para já, podem ajudar:

  1. Decisões à volta da priorização são mais claras ao dar um passo atrás, mental e por vezes físico, para permitir o pensamento claro necessário para ver através do nevoeiro. Recuar e ver a imagem maior é uma competência mental que pode ser treinada, e desenvolvida por nós.
  2. O cérebro humano lida com 3 situações melhor do que lida com 10, assim construir o seu próprio plano de prioridades que define 3 áreas prioritárias específicas de Foco ajuda em momentos ditos normais, e é altamente valioso em momentos de grande pressão e de sobrecarga acrescida.
  3. Uma vez clarificadas as áreas prioritárias, é vital dirigir a sua atenção para tarefas específicas e significativas. Isto pode ser determinado estudando uma área prioritária e selecionando uma competência chave, conhecimento valioso ou processo, ou ainda um mind-set critico que vai fazer avançar essa área de foco. Dirija toda a sua atenção e a sua energia virá de seguida.

Estes são os 3 primeiros passos para Liderar e levar os outros a recuperar o sentido de controlo e foco da atenção em tarefas chave para o desempenho, mesmo quando parece que tudo à nossa volta está em plena atividade e ebulição.

Desenvolvemos soluções para Ajudar Pessoas a Melhorar o Seu Desempenho Sob Pressão.
Fale connosco!