Artigos

O poder de uma Página

Publicado em Artigos.

Para ver a versão de impressão, clique aqui.

O VALOR DA APROXIMAÇÃO DE 1 PÁGINA

Todos nós conhecemos este sentimento: Compramos  algo e o manual de instruções é semelhante ao Guerra e Paz – A nossa vontade é nem lhe ligar e tentarmos fazer tudo sozinhos.
O mesmo pode ser dito para qualquer plano ou estratégia, quanto mais complicado se torna, frequentemente a complexidade é vista para tornar as coisas mais importantes, maior o risco de má execução.
Desde já há algum tempo, no Museu Imperial de Guerra em Londres, temos a possibilidade de ver os planos do General Montgomery para a execução do Dia D.

Pensa-se que a nota escrita à mão foi feita um ou dois meses antes dos famosos desembarques e mostra que os seus planos para a batalha foram reduzidos a apenas um pedaço de papel. Talvez o que mais se possa destacar, é a nota na parte inferior do pedaço de papel onde se lê “A nota-chave de tudo - SIMPLICIDADE".
Para uma batalha tão importante numa guerra tão dura, que envolveu 160 mil soldados e centenas de navios e aeronaves que atravessavam o Canal, poderia supor que Monty teria passado semanas a  elaborar um plano longo e aprofundado. Mas a sua simplicidade claramente ajudou.

Porquê mantê-lo simples?

O famoso exemplo de Einstein diz: "Se não consegue explicar um conceito em cinco minutos, é porque você mesmo não o entende ". Existe um grande valor na abordagem de uma simples página para o desenvolvimento de planos estratégicos difíceis, pois raramente eles são escritos somente para uma pessoa. É essencial que os planos possam ser lidos, digeridos e compreendidos por todos os intervenientes - o que significa que a clareza é a chave.

Tendo como exemplo uma estratégia de vendas: um documento de 10 páginas escrito pelo diretor comercial pode parecer importante e impressionar a administração, mas se a própria equipa de vendas não o achar com sentido, ou achar que não está claro, a sua execução poderá estar em risco. Assim, ao invés de tornar o processo de vendas mais simples ou mais eficaz, poderá ter o efeito contrário.

Uma página, com uma estratégia simples, fornece uma visão geral facilmente acessível, como ponto de referência para todos, para que a atenção possa posteriormente ser direcionada para ações e tarefas específicas. Com tantas coisas a desafiar a nossa atenção, o foco é cada vez mais difícil. Limitar documentos e estratégias a uma página não só fornece clareza e execução mais harmoniosa, mais bem sucedida, como também tornará menos provável que a atenção dos destinatários seja desviada por outras coisas - o que é crítico, particularmente quando trabalhamos sob pressão.

Por isso é que nós aqui na Basilaris desenvolvemos processos que possam ser entendidos como simples. O êxito das nossas iniciativas com os nossos clientes depende da sua exequibilidade e têm de dar resultados. Não há outra alternativa.

 

Morada

  • Praça de Azurite, 380-B
    Parque São Domingos
    2785-812 São Domingos de Rana

Newsletters

 
Siga-nos no Facebook

Representamos